share Josee's website on:

bekijk Josee's YouTubekanaal:


PORTUGUÊS > BIOGRAFIA    Josee Koning | Bossa Nova | Samba | Jazz

Josee Koning é a cantora mais brasileira da Holanda. Após seu estudo no conservatório de Amsterdam, aprofundou-se na música e cultura brasileira, principalmente durante as viagens de estudo ao Rio de Janeiro. Além de musicista, leciona música brasileira no conservatório de Amsterdam.
Muitos conhecem Josee do grupo Batida, o grupo fusion que faz enorme sucesso com seu suíngue desde 1980. De 1980 a 1992 com Batida gravou três álbuns, viajou pela Holanda e pelo exterior. A partir de 1992 passa a ser também conhecida pelos seus diversos turnês e cinco álbuns solos.


Tribute to Antonio Carlos Jobim


Em 1993 Josee realiza no Rio de Janeiro um desejo longamente cultivado, conhecer Tom Jobim, “pai da bossa nova” numa entrevista para a televisão holandesa.
"Finalmente conhecer Tom, ouví-lo tocar no seu próprio piano... Dizer que é uma experiência emocionante é pouco!".
De volta à Holanda Josee decide gravar um Songbook Jobim e convida o próprio Tom que concorda em participar. Infelizmente o projeto não se realiza desta forma, Tom falece em 8 de dezembro de 1994.
Ela decide continuar o projeto e o resultado é o primeiro álbum solo de Josee "Tributo a Antonio Carlos Jobim". 
O CD é gravado em Los Angeles, produzido e arranjado por Dori Caymmi, com Paulinho da Costa na percussão e Nathan East no baixo. Tributo a Antonio Carlos Jobim é lançado na Europa, no Brasil, nos Estados Unidos e na Coréia. Na Holanda o CD é lançado em Amsterdam com um concerto de Josee com Dori Caymmi no internacionalmente conhecido North Sea Jazz Festival.
 Em abril de 1996 Dori Caymmi convida Josee para concertos no Rio e em São Paulo. No Rio Josee se apresenta no palco do Canecão onde vinte anos antes presenciou pela primeira vez um show brasileiro. Ela divide o palco com Dorival Caymmi, seus filhos Nana e Dori Caymmi e com Gal Costa. O público é conquistado pela interpretação de Josee da música brasileira e por sua pronúncia impecável.